16.11.09

Alter do Chão - PA

Foto: idobi




Também conhecido como Caribe Amazônico (devido ao cenário de areias brancas e águas verdes e cristalinas), Alter do Chão é um distrito localizado a 30 quilômetros de Santarém, no Pará. Formado a partir de uma aldeia indígena, e posterior vila de pescadores - hoje com aproximadamente 6 mil habitantes, o local ganhou repercussão internacional no início deste ano, quando o jornal inglês The Guardian o incluiu na lista das 10 melhores praias do Brasil, e em primeiro lugar.


Foto: mircaskirca


A melhor época para visitar esse paraíso é entre os meses de julho e dezembro, pois a ausência de chuvas faz baixar o nível do rio Tapajós, aumentando assim a faixa de areia. Com cerca de 2.000 quilômetros de praias, a maior parte dos turistas se concentra na Ilha do Amor, que é uma ilha que "invade cerca de 3 km rio adentro", e também é onde são colocadas muitas barraquinhas bem pertinho da água.



Foto


Na primeira quinzena do mês de Setembro a vila recebe muitos turistas para a Festa do Sairé, um festival com mais de 300 anos de história que mistura o Religioso e o Profano, em uma disputa entre os botos Cor de Rosa e o Tucuxi (cinza). São 5 dias de festa com muitas manifestações que representam a relação entre os índios e os colonizadores portugueses.



Foto: Arnoldo Riker


Uma curiosidade sobre a hospedagem é que, além de hotéis e pousadas, também é possível hospedar-se em barcos, que não deixam a desejar, seja em termo de conforto ou de comodidades, oferecendo serviços como ar-condicionado e internet via satélite.



Fotos: idobi



Existem cerca de 250 tipos de mosquitos classificados na região, portanto, repelente é item obrigatório!

Não há posto de gasolina, nem taxi, agência bancária ou caixa eletrônico. Para quem for de carro é necessário pensar na quantidade de gasolina tanto para ir quanto pra voltar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário