8.12.09

Itacaré - BA





Localizado a 65 quilômetros de Ilhéus, Itacaré é o principal destinho da Costa do Cacau baiana. Imortalizado por Jorge Amado no livro Gabriela, Cravo e Canela, o local teve grande importância na época cacaueira, mas, com o assoreamento de seu porto, na década de 40, se viu isolada, já que as estradas que ligavam a cidade às  demais se encontravam em péssimas condições.




Foto: não sei o autor, mas não tinha como não colocar, aqui o link de onde tirei.


"Redescoberta" pelos surfistas na década de 70, a cidade passou muitos anos como destino dos amantes do surfe e da natureza.

Já na década de 90, outros tipos de turistas foram se interessando pelo local, e, para evitar a massificação, foram criadas regras para seu desenvolvimento, e, em 1993 foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA).


Foto: ?


Em 1998, depois da inauguração da estrada que liga Itacaré à Ilhéus - principal porto de entrada para o município, Itacaré ganhou fama nacional e internacional, e a partir de então o turismo se tornou a principal fonte de renda local.







 A combinação entre serra, Mata Atlântica e mar, faz do local um cenário único, e além de todas essas belezas, oferece também cachoeiras. A maioria das praias ainda  têm seu acesso feito através de trilhas ou barcos.

Além do surfe, Itacaré oferece também opções para quem gosta de caminhadas, rafting, rapel, vôo livre, tirolesa e arvorismo. E para quem não gosta de praticar esportes, as barraquinhas na beira da praia, e o visual em si, já valem a viagem.


Foto: Ishmael B

Dica: Prepare os bolsos!!! risos

Tem Banco do Brasil.

_____________________________________________
Fonte: 1.000 lugares para conhecer antes de morrer, Patricia Schultz (p. 411).