Foto: Andrea Lobina
Principal cidade e também capital da Sardenha - ilha italiana localizada no Mar Mediterrâneo, Cagliari é um município com apenas 85 quilômetros quadrados, porém com quase 160 mil habitantes.
Foto: Jedidi
Antiga capital do Reino da Sardenha (que em 1861 se tornou Reino da Itália), a cidade é um importante centro cultural, educacional, político e artístico.
Foto: Marti Sastre
Porta de entrada da Sardenha, Cagliari oferece muito mais do que belas praias de águas cristalinas. Além de ser um museu aberto, o que por si só já faz valer a visita, a cidade possui ainda atrativos naturais como lagoas e reservas naturais.
Foto: Luigi FDV
Rio Picocca (Rio Cannas + Rio Ollastu)
Como na maioria das cidades históricas, Cagliari possui um centro antigo e um mais moderno. Isso se explica pois na maioria das vezes as cidades mais antigas não possuem espaço para crescerem, então vão se expandindo com a criação de áreas separadas desses centros, e portanto, com características mais modernas.
Em sua parte velha, Castelo (um bairro) é uma antiga fortificação que resistiu ao tempo, conservando parte de seus antigos muros e torres medievais. Centro político, religioso e administrativo, é lá que se encontram os principais edifícios e mais antigas igrejas da cidade.
Foto: jonesmonster
Torre do elefante
Foto: ganjedi
Torres medievais
Além dos inúmeros museus, ao passear pela cidade é possível encontrar também diferentes tipos de oficinas de restauração. São restaurações que vão desde móveis à cerâmica e papel machê.
Foto: Marco Serra Landis
Galeria de Arte
Durante o ano acontecem muitos festivais, mas o mais importante deles é o chamado "Sagra di S. Efisio", uma mistura de fé e folclore, com roupas supercoloridas. O festival acontece todo dia 1º de maio, e teve início em 1652, quando a cidade foi devastada pela peste e, temendo que isso voltasse a acontecer, o conselho da cidade prometeu fazer esse festival todos os anos, como forma de pedir e agradecer a intercessão do santo para acabar com a terrível doença.
Foto: rpuddinu
Foto: Graziella
Foto: rpuddinu
Festival Sagra di S. Efisio
A cidade possui um time de futebol, o Cagliari Calcio, formado em 1920, e que atualmente disputa a série A do campeonato italiano.
Foto: Matteo Tauriello
Bastião de Saint Remy - Palácio Boyl
A gastronomia local oferece tanto pratos elaborados com alimentos vindos do mar, como pratos a base de carne vermelha. São comuns os peixes assados, presunto de javali, mexilhões cozidos no vinho branco, além dos muitos tipos de pães.
As carnes tradicionais da sardenha são leitão,cordeiro e cabrito assados no espeto, mas para os mais aventureiros, existem pratos como a "sa cordula", intestino de cordeiro limpo, recheado com ervilhas e uma variedade de carnes, ou o "sanguinaccio", linguiça de sangue de porco adoçada com passas e açúcar.
Foto: La Anita2008
É muito comum os turistas alugarem bicicletas para conhecerem a cidade (bicicletas para aluguel podem ser encontradas facilmente), unindo o útil ao agradável, depois de provar as delícias locais.
Foto: Allard One
Uma curiosidade local é que em Poetto, a mais popular praia local, os moradores costumam usar as paradas de ônibus como ponto de referência (e de divisão das diferentes áreas de interesse dos turistas). Na "First Stop" é onde os amantes de esportes se reúnem, já na "Fourth" o clima é totalmente outro, com som bem alto e muitos jovens marcando presença.
Foto: Daniela
Poetto
___________________________________________
Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Cagliari
Nenhum comentário:
Postar um comentário