20.2.10

Santa Teresa - ES



 
Foto: Bruno

Neste carnaval estávamos indo para a praia, e devido ao engarrafamento fizemos um caminho diferente, e então tive o prazer de ver Santa Teresa.



 

Uma das principais e mais visitadas cidades de colonização italiana no ES (talvelz por ter sido a primeira cidade brasileira fundada por italianos), Santa Teresa recebeu seus primeiros colonizadores nos anos de 1874/1875, e em 1891 foi criado oficialmente o município. Além dos italianos, o local recebeu também imigrantes da Suíça, Alemanha e Polônia, que chegaram ao local poucos anos depois, e se instalaram nas redondezas.

 
Jardim Municipal


Por ser a terra onde nasceu o cientista Augusto Ruschi - pioneiro nas pesquisas com beija-flores, e também pela abundância desse tipo de ave, a cidade possui o apelido de Beija-Flor do Espírito Santo ( ou Doce Terra dos Colibris).

 
Escola Santa Catarina

A cidade está localizada a 78 quilômetros de Vitória, bem no meio do estado do Espírito Santo, a 655 metros de altitude. O clima é bem agradável, com a média anual de 18 graus.

 
Vale do Canaã
Foto: Salvalaio 

Além dos fatores culturais, Santa Teresa é muito procurada também por sua natureza, já que é o município com maior percentual de cobertura de Mata Atlântica do Brasil, com 36%.

A foto acima mostra o Vale do Canaã, inspiração para o escritor Graça Aranha escrever o livro Canaã (de 1902), que fala sobre a convivência entre pessoas de culturas diferentes e os desafios provocados pela colonização.


 
Casa Lambert

Recentemente comprada pela prefeitura para ser transformada em museu, a Casa Lambert é a mais antiga e mais famosa casa da região, já que foi construída em 1875, pelos irmãos Antônio e Virgínio Lambert.

 


São três grandes festas que acontecem na cidade, a Festa do Imigrante, o Festival do Vinho, e o Festival das Orquídeas.

A Festa do Imigrante é a maior delas, acontece na segunda quinzena de junho, e celebra a distribuição dos lotes para os  30 primeiros imigrantes. A comemoração conta com muita música, roupas típicas, danças folclóricas, e a "Carretela del Vin", que imagino que seja uma carreata com distribuição de vinho.

Carretela del Vin


Por seu clima de montanha e casinhas em estilo europeu, o que torna a cidade um local bem romântico,  Santa Teresa recebe muitos turistas durante todo o ano, principalmente pelo fato de se encontrar tão próxima da quente e movimentada capital do estado.

Por enquanto só conheço da janela do carro, mas espero me hospedar por lá algum dia.

___________________________________________
Fonte:

3 comentários:

  1. estou fazendo um trabalho pra UFES sobre a imigração em santa teresa. Gostei do seu blog e queria saber se vc tem mais matérias como essa meu e-mail:deborahmatrix@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. veja imagens da Carretela del vin de Santa Teresa 2011: http://www.youtube.com/watch?v=x69Lc--zrzE

    ResponderExcluir
  3. Praticamente um carnaval hein!
    Acho que fui na data errada, rsrs.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir