25.11.10

Zugarramurdi - Espanha

Foto: dayangchi

Quando surgiu, Keep Secret Places tinha a intenção de mostrar lugares mínimos escondidos por aí, mas com o passar do tempo e à medida que fui tomando conhecimento de novos lugares interessantes, essa questão do número de habitantes foi deixada um pouco de lado, e o que passou a valer foram somente as características dos lugares; lugares charmosos e pequenos.

A partir disso, desisti de achar lugares com poucos habitantes, e eis que surge Zugarramurdi.




Foto: espada977

Pequeno município pertencente à província de Navarra, no norte da Espanha (fronteira com a França), Zugarramurdi tem apenas 5,65 quilômetros quadrados, e uma população de menos de 300 habitantes.



Talvez por ser um local tão pequeno, não há muitas informações a seu respeito, até o nome do município gera dúvidas quanto ao seu significado, acredita-se que venha da língua basca.


Foto: fredz62

No século XVII, a Caverna de Zugarramurdi recebia muitas reuniões e nelas homens e mulheres dançavam ao redor de fogueiras e cultuavam a lua, o que gerou especulações de que o lugar era habitado por bruxas. Devido a isso, a Inquisição da Igreja Católica mandou para o local Don Juan Valle Alvarado, encarregado de investigar se havia bruxas no local. Depois de vários meses e de desconfiar de quase 300 pessoas, ele decidiu que 40 eram culpadas e estas foram enviadas a julgamento, sendo 6 delas queimadas na fogueira (fonte: suite101.com)


Foto: Adrian 1205 - Museu das Bruxas

A Caverna de Zugarramurdi, também conhecida como Caverna das Bruxas são na verdade imensas cavernas escavadas em diferentes níveis, sendo que a principal delas é um imenso túnel com 100 metros de comprimento, por 20 de largura e 30 de altura. Em seu interior não há estalactites ou estalagmites.

Foto: roco3d


Hoje em dia o local explora essa atmosfera mística para atrair turistas. Perto da caverna foi criado o Museu das Bruxas, que serve tanto para mostrar como era a vida dos moradores locais naquela época, como para homenagear aqueles que foram perseguidos pela Inquisição. e dentro da caverna é realizado um Festival durante o Verão.

Para alguns pode parecer estranho o fato de Zugarramurdi fazer parte deste blog, mas para quem não acredita em bruxaria, o lugar é sim, bem charmosinho.

Foto: Bart & Co




Foto: Dorron




PS: Para quem se interessar em passear por lá, o local fica a 16 quilômetros de Sait-Jean-de-Luz, já retratada aqui no blog.
________________________________________________________
Fonte:

2 comentários:

  1. Descobrí seu blog aleatoriamente pesquisando sobre destinos inusitados pela Costa Baiana e reconheço que hoje sou leitor assíduo. Inclusive, assinei no meu google reader, então cada vez que rola uma atualização eu recebo no e-mail.

    Parabéns pelo trabalho (ou hobby, como queira)

    Bjos, Durval

    ResponderExcluir
  2. Oi Durval, que bom ler esse recado seu, porque eu fico com uma sensação de que ninguém lê sabe?

    Eu amo falar sobre turismo, se eu pudesse colocava um post por dia aqui. O problema é que cada post desses leva no mínimo 2 horas para ser feito, e aí falta tempo né!

    Obrigada pelo recadinho.

    Beijos, Marina

    ResponderExcluir