8.12.09

Itacaré - BA





Localizado a 65 quilômetros de Ilhéus, Itacaré é o principal destinho da Costa do Cacau baiana. Imortalizado por Jorge Amado no livro Gabriela, Cravo e Canela, o local teve grande importância na época cacaueira, mas, com o assoreamento de seu porto, na década de 40, se viu isolada, já que as estradas que ligavam a cidade às  demais se encontravam em péssimas condições.




Foto: não sei o autor, mas não tinha como não colocar, aqui o link de onde tirei.


"Redescoberta" pelos surfistas na década de 70, a cidade passou muitos anos como destino dos amantes do surfe e da natureza.

Já na década de 90, outros tipos de turistas foram se interessando pelo local, e, para evitar a massificação, foram criadas regras para seu desenvolvimento, e, em 1993 foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA).


Foto: ?


Em 1998, depois da inauguração da estrada que liga Itacaré à Ilhéus - principal porto de entrada para o município, Itacaré ganhou fama nacional e internacional, e a partir de então o turismo se tornou a principal fonte de renda local.







 A combinação entre serra, Mata Atlântica e mar, faz do local um cenário único, e além de todas essas belezas, oferece também cachoeiras. A maioria das praias ainda  têm seu acesso feito através de trilhas ou barcos.

Além do surfe, Itacaré oferece também opções para quem gosta de caminhadas, rafting, rapel, vôo livre, tirolesa e arvorismo. E para quem não gosta de praticar esportes, as barraquinhas na beira da praia, e o visual em si, já valem a viagem.


Foto: Ishmael B

Dica: Prepare os bolsos!!! risos

Tem Banco do Brasil.

_____________________________________________
Fonte: 1.000 lugares para conhecer antes de morrer, Patricia Schultz (p. 411).

29.11.09

Carrancas - MG





Localizada na Bacia do Rio Grande, sul de Minas, Carrancas é um destino turístico "verde". Repleto de belezas naturais, o município é conhecido também como "Terra das Cachoeiras", já que possui mais de 50 quedas d'água, além de grutas e mirantes de tirar o fôlego.


Foto: Eric Mizoguti

  

Além de perfeito destino de ecoturismo, Carrancas oferece também o agroturismo, já que o local possui antigas fazendas, onde é possível presenciar e vivenciar um pouco da vida no campo.

Foto: Roberto Mansur

Com pouco mais de 4 mil habitantes, o local conserva todo o charme de uma cidadezinha do interior. Foi, inclusive, utilizada como um dos cenários de gravação das novelas Paraíso, A Favorita, Alma Gêmea e Fim do Mundo.

Fazenda Traituba
Foto: viagem.uol.com.br


Para os amantes dos esportes, além de caminhadas em trilhas, é possível também a prática do montanhismo, canyoning, exploração de cavernas, rappel e vôo livre.





Curiosidade: em Carrancas o carnaval é comemorado com 15 dias de antecedência. Na data oficial, o que acontece na cidade é um retiro espiritual. Só não há garantia de que os turistas que aparecerão por lá estão informados sobre isso, risos.

O local não possui estação rodoviária, o embarque e desembarque de passageiros é feito na praça central, logo atrás da igreja. A passagem é comprada dentro do próprio ônibus.

Foto: Goecking

Informações relevantes:
Há uma agência do Banco do Brasil, um caixa da Caixa Econômica Federal dentro da Casa Alves Supermercado, e Bradesco funcionando na agência dos Correios.

O local conta também com posto de gasolina e hospital!

Atualização:

Em 2014 a cidade foi escolhida para ser cenário das primeiras filmagens da novela Império.
Foram 3 semanas de gravações e, na novela, o local se passa pelo Monte Roraima, onde tem início a história do Comendador.


Foto: Alex Carvalho


Foto: Alex Carvalho
_______________________________________________________

16.11.09

Alter do Chão - PA

Foto: idobi




Também conhecido como Caribe Amazônico (devido ao cenário de areias brancas e águas verdes e cristalinas), Alter do Chão é um distrito localizado a 30 quilômetros de Santarém, no Pará. Formado a partir de uma aldeia indígena, e posterior vila de pescadores - hoje com aproximadamente 6 mil habitantes, o local ganhou repercussão internacional no início deste ano, quando o jornal inglês The Guardian o incluiu na lista das 10 melhores praias do Brasil, e em primeiro lugar.


Foto: mircaskirca


A melhor época para visitar esse paraíso é entre os meses de julho e dezembro, pois a ausência de chuvas faz baixar o nível do rio Tapajós, aumentando assim a faixa de areia. Com cerca de 2.000 quilômetros de praias, a maior parte dos turistas se concentra na Ilha do Amor, que é uma ilha que "invade cerca de 3 km rio adentro", e também é onde são colocadas muitas barraquinhas bem pertinho da água.



Foto


Na primeira quinzena do mês de Setembro a vila recebe muitos turistas para a Festa do Sairé, um festival com mais de 300 anos de história que mistura o Religioso e o Profano, em uma disputa entre os botos Cor de Rosa e o Tucuxi (cinza). São 5 dias de festa com muitas manifestações que representam a relação entre os índios e os colonizadores portugueses.



Foto: Arnoldo Riker


Uma curiosidade sobre a hospedagem é que, além de hotéis e pousadas, também é possível hospedar-se em barcos, que não deixam a desejar, seja em termo de conforto ou de comodidades, oferecendo serviços como ar-condicionado e internet via satélite.



Fotos: idobi



Existem cerca de 250 tipos de mosquitos classificados na região, portanto, repelente é item obrigatório!

Não há posto de gasolina, nem taxi, agência bancária ou caixa eletrônico. Para quem for de carro é necessário pensar na quantidade de gasolina tanto para ir quanto pra voltar.


23.10.09

Calahonda (Granada) - Espanha

Foto: PMKPHOTO



Calahonda é um pequeno distrito(600 metros quadrados), ou uma comunidade da cidade de Mijas, na Andaluzia, sul da Espanha. Fica em uma região conhecida como Costa do Sol, com aproximadamente 300 dias de sol por ano.



Foto: Glenbourne At Home



Com o início de sua urbanização em 1966, em 2002 - quase 40 anos depois , teve seu último lote vendido. A maior parte da população local não é de espanhóis, e sim de europeus em geral. Em 1995, 99% da população era de ingleses, mas hoje em dia, além dos ingleses, são encontrados também muitos alemães, e em menor quantidade, moradores de outras nacionalidades.



Foto: Jose Luis Ogea



O local teve o seu desenvolvimento planejado. O que era pra ser um "bairro" com o limite de 45 mil moradores, acabou tendo esse número reduzido para 23 mil, o que possibilitou a venda de lotes maiores e consequente construção de grandes e luxuosas casas de praia. Um detalhe é que as construções locais devem possuir no máximo 5 andares.

Há também leis que proíbem a poluição sonora.



Foto: Mazidote1



Apesar de ser pequeno, o local possui uma ótima infraestrutura, contando com três centros comerciais, onde são encontradados vários tipos de lojas e serviços. Um exemplo dessa grande oferta de serviço é a existência de 7 agências bancárias e de 3 postos médicos.

Calahonda possui também seu próprio porto.



Foto: Josefpm



São várias as opções para a prática de esportes, principalmente o golfe, já que o local possui aproximadamente 30 campos de golfe.



Foto: Draxus



A praia de Calahonda é considerada uma das mais bonitas da Costa do Sol, e é muito procurada para a prática de mergulho. Nela são encontrados chuveiros e sanitários públicos.



OBS: As informações são retiradas da internet, portanto, qualquer crítica ou sugestão a ser acrescentada, favor deixar comentário ou enviar e-mail para keepsecretplaces@gmail.com.

16.10.09

Monte Verde - MG

Foto: Reinis Osis


Considerado como o melhor Destino de Romance do Brasil (em 2008), e melhor Destino de Inverno do Brasil (em 2009) pelo site Viaje Aqui e pelo Guia Quatro Rodas, Monte Verde é um pequeno distrito do município de Camanducaia, bem ao sul de Minas Gerais (praticamente na divisa com o estado de São Paulo).


Foto: gib i


Situado a aproximadamente 1.600 metros de altitude, no alto da Serra da Mantiqueira, o local possui características européias, já que combina o clima frio das montanhas e o grande convívio com a natureza, além das tradições trazidas por italianos, suíços, alemães e outros europeus, que pelo clima frio (média de 26 graus durante os dias e 16 graus durante as noites de verão), escolheram o local para morar.

Essa influência européia pode ser percebida não só nas construções, mas também nos produtos comercializados e nas comidas típicas vendidas nos restaurantes.

Foto: giumaiolini


A melhor maneira de conhecer a região é caminhar pela cidade e pelas diversas trilhas existentes. São muitas trilhas levando a vários picos da Serra da Mantiqueira. Há também a opção de passeios a cavalo, de moto e de quadriciclo. Para quem gosta de esportes radicais há a possibilidade de prática de rapel ou rafting, mas para quem prefere uma atividade mais tranquila, há a patinação no gelo.


Foto: Ivens Riboldi


Por ser um local muito procurado por casais em lua de mel, apresenta promoções especiais para essas ocasiões e também para aniversário de casamento, mas para isso, em parte dos locais, é preciso a apresentação da certidão de casamento para garantir a promoção.



Foto: dev-random


É importante saber que, apesar de possuir boa infraestrutura, muitos estabelecimentos locais não aceitam cartão de crédito.

A voltagem é muito variável e não são raros os casos de aparelhos elétricos queimados. Em caso de produtos sensíveis ou caros, utilizar estabilizador.


OBS: As informações são retiradas da internet, portanto, qualquer crítica ou sugestão a ser acrescentada, favor deixar comentário ou enviar e-mail para keepsecretplaces@gmail.com.
___________________________________________
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Verde
http://www.guiamonteverde.com.br/aspectos/index.html
http://www.monteverde.org.br/port/port.htm

6.10.09

San Miguel de Allende - México



Localizada no topo de uma montanha, em uma área de planalto (a mais de 1.800 metros de altitude), San Miguel de Allende chama atenção tanto pelas águas termais quanto pela arquitetura colonial. A cidade foi fundada por criadores de gado espanhóis (ou então por monges franciscanos) em 1542, e possui hoje aproximadamente 62.000 habitantes residindo na sede do município, dentre eles muitos norte-americanos e canadenses (há quem diga que os norte-americanos "compraram" meia cidade).



Foto: RightIndex


Declarada Monumento Histórico Mexicano em 1926, em 2008 se tornou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.



Foto: Señor Codo



Cidade natal de um dos líderes do movimento de independência mexicano, Ignacio Allende, a localidade era inicialmente chamada San Miguel el Grande, mas quando foi elevada à cidade, em 1826, teve o seu nome mudado em homenagem ao general.




Foto: RightIndex



Grande parte do sucesso de San Miguel se deve ao Casa de Sierra Nevada, um suntuoso hotel (e também escola de culinária) presente ali. A cidade é muito conhecida pela gastronomia e pela arte (há também escolas de arte). Ponto de encontro de artistas de todo o mundo, é considerada por muitos como uma colônia de escritores, músicos, atores e artistas.




Foto: Esparta


No final de setembro acontece a Fiesta de San Miguel, o padroeiro da cidade, e o local se enche de turistas para participarem das festividades.

___________________________________________
Fonte: Livro 1.000 lugares para conhecer antes de morrer - Patricia Schultz (p. 463)
http://pt.wikipedia.org/wiki/San_Miguel_de_Allende
http://www.gonomad.com/destinations/0204/sanmigueldeallendeminiguide.html

29.9.09

São Miguel das Missões - RS

Foto: Luciano Stabel



Localizada a 483 quilômetros de Porto Alegre, a vila de São Miguel das Missões surgiu em 1926, quando um loteamento urbano foi feito em torno desse sítio arqueológico. Conhecidas também como São Miguel Arcanjo, as ruínas foram declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1983.



Foto: Mileni Amarante



Fundado em 1687 por padres jesuítas, a Redução tinha como objetivo catequizar índios, da região. A comunidade se consistia em uma praça, a igreja, um cemitério, a residência dos padres, o colégio, as casas dos índios, o hospital e a prefeitura. O local chegou a ter aproximadamente 6.000 habitantes na primeira metade do século XVIII (hoje a população é de pouco menos de 8 mil), mas a partir daí houve a expulsão dos jesuítas, e seu consequente declínio.



Foto: Luiz Eduardo Morais


Com aproximadamente 120 mil visitantes por ano, a infraestrutura turística ainda se encontra em fase de desenvolvimento, são apenas 3 hotéis no local.

Para a UNESCO o local é uma dos quatro rotas turísticas culturais mais importantes do mundo, já que as ruínas representam mais de 300 anos de história, tanto brasileira, como portuguesa, espanhola e dos índios guaranis.





_______________________________________
Fonte: http://www.saomiguel-rs.com.br/Turismo/
http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do;jsessionid=4FD41591974DC5B58EF278214C221090?id=276
http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=S%E3o+Miguel+das+Miss%F5es&uf=RS

23.9.09

Ilha do Mel - PR

Foto: Fernando Dall'Acqua


Localizada a 130 quilômetros de Curitiba, a Ilha do Mel possui 2.762 hectares, 2.240 deles parte de uma Estação Ecológica, tombada pelo Patrimônio Histórico. É uma Reserva da Biosfera, reconhecida pela UNESCO. São duas as unidades de conservação, o Parque Estadual, que permite a visitação pública e a pesquisa científica, além de possuir áreas de lazer; e a Estação Ecológica, onde só é possível entrar com autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).


Foto: pietroski


A travessia para a ilha pode ser feita saindo de Paranaguá (1 hora e 45), ou de Pontal do Sul (30 minutos), onde há vários estacionamentos em que os turistas podem guardar seus carros. Durante a alta temporada os barcos partem a cada meia hora, e fora de temporada de hora em hora.

Foto: Guia do Viajante



Como forma de evitar a degradação, a ilha possui algumas regras, entre elas a cota de 5 mil visitantes simultaneamente. O cadastro dos turistas é feito nos terminais de embarque, onde pagam a travessia, juntamente com uma taxa de visitação.



Foto: luizdanieldesouza


Não há veículos com motor na ilha, mesmo porque não há estradas, e sim trilhas. Sem veículos a motor, o transporte de mercadorias é feito pelos próprios turistas, ou pode ser feito por carreteiros locais, com preços a partir de R$15,00. A tração animal também não é permitida.




Além das belas praias, são também atrações locais o Farol, a Fortaleza e a Gruta das Encantadas.
Por ser uma Reserva Ecológica, o local atrai muitos visitantes em busca de rusticidade. Como não há postes de energia elétrica (a energia elétrica é levada através de cabos submarinos fixados no fundo do mar), muitos turistas se divertem ao caminharem à noite, sob a luz da lua, ou pela luz das lanternas.





A ilha possui posto médico, mas não possui farmácias ou caixas eletrônicos.
Leve repelente!


______________________________________
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Mel_(Paran%C3%A1)
http://guiadoviajante.com/639/ilha-do-mel-pr/
http://www.ilhadomel.com/localizacao.htm
http://www.ilhadomel.net/
http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=43676
http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/ilhadomel_index.jhtm

17.9.09

Bath (Somerset) - Inglaterra


Localizada a sudoeste de Londres, e com aproximadamente 80.000 habitantes, a cidade de Bath serviu de spa durante anos, tornando-se famosa quando a rainha Anne (em 1702) redescobriu suas propriedades medicinais, colocando-a como a principal cidade-spa da Inglaterra. A cidade deixou de ser um ponto de encontro de doentes e se tornou um local de luxo e elegância.


Foto: Bob Jagendorf


Muitos consideram que Bath foi construída em um dos melhores locais da Inglaterra, já que está localizada perto da boca de um vulcão extinto - o que explica as nascentes de águas quentes e com altos poderes medicinais.



Foto: Nigel´s Europe


Patrimônio da Humanidade, o local preserva características romanas (já que foram os romanas que construíram ali os primeiros banhos, dando nome à cidade) e georgianas (arquitetura típica do século XVIII, com construções em tons de areia).
Foto: wiltshirebloke


Um dos principais pontos turísticos do local, o Royal Crescent (foto abaixo) é uma construção composta de 30 casas de pedras idênticas, localizadas em frente ao Royal Vitoria Park, na rua que é considerada "a mais majestosa da Grã-Bretanha".


Foto: Martin6791

Por sempre ter sido uma cidade turística, Bath possui uma boa infraestrutura para turistas. Além dos atrativos turísticos tadicionais, a cidade possui parques, museus e galerias, teatro, cinema, entre outros.


Foto: randomduck

Apesar de receber milhões de visitantes por ano, a economia da cidade não gira basicamente em torno do turismo, mas principalmente dos setores de saúde e educação (lá se encontram duas Universidades).

Foto: Nigel´s Europe

Entre os meses de maio e junho acontece um importante Festival Internacional. São 17 dias apresentando atrações musicais que variam entre a música clássica, o jazz e o pop.

Em 2006, foi aberto o Thermae Bath Spa, oferecendo aos turistas a oportunidade de se banharem em águas naturalmente aquecidas e naturais, e, desde então, Bath tenta retomar sua posição de única cidade da Grã-Bretanha a oferecer o banho em termas naturais.


Seja para apreciar o festival de música ou outros festivais, ou para se sentir no século XVIII, a cidade vale a visita por permitir uma viagem no tempo, mas com a infraestrutura atual. :)



__________________________________
Fonte: Livro 1.000 lugares para conhecer antes de morrer - Patricia Schultz (p. 20)
http://raquelcaceres.blog.co.uk/2008/11/14/banhos-romanos-na-inglaterra-5037726/
http://en.wikipedia.org/wiki/Bath,_Somerset
http://wikitravel.org/en/Bath_(England)