29.9.09

São Miguel das Missões - RS

Foto: Luciano Stabel



Localizada a 483 quilômetros de Porto Alegre, a vila de São Miguel das Missões surgiu em 1926, quando um loteamento urbano foi feito em torno desse sítio arqueológico. Conhecidas também como São Miguel Arcanjo, as ruínas foram declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1983.



Foto: Mileni Amarante



Fundado em 1687 por padres jesuítas, a Redução tinha como objetivo catequizar índios, da região. A comunidade se consistia em uma praça, a igreja, um cemitério, a residência dos padres, o colégio, as casas dos índios, o hospital e a prefeitura. O local chegou a ter aproximadamente 6.000 habitantes na primeira metade do século XVIII (hoje a população é de pouco menos de 8 mil), mas a partir daí houve a expulsão dos jesuítas, e seu consequente declínio.



Foto: Luiz Eduardo Morais


Com aproximadamente 120 mil visitantes por ano, a infraestrutura turística ainda se encontra em fase de desenvolvimento, são apenas 3 hotéis no local.

Para a UNESCO o local é uma dos quatro rotas turísticas culturais mais importantes do mundo, já que as ruínas representam mais de 300 anos de história, tanto brasileira, como portuguesa, espanhola e dos índios guaranis.





_______________________________________
Fonte: http://www.saomiguel-rs.com.br/Turismo/
http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do;jsessionid=4FD41591974DC5B58EF278214C221090?id=276
http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=S%E3o+Miguel+das+Miss%F5es&uf=RS

23.9.09

Ilha do Mel - PR

Foto: Fernando Dall'Acqua


Localizada a 130 quilômetros de Curitiba, a Ilha do Mel possui 2.762 hectares, 2.240 deles parte de uma Estação Ecológica, tombada pelo Patrimônio Histórico. É uma Reserva da Biosfera, reconhecida pela UNESCO. São duas as unidades de conservação, o Parque Estadual, que permite a visitação pública e a pesquisa científica, além de possuir áreas de lazer; e a Estação Ecológica, onde só é possível entrar com autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).


Foto: pietroski


A travessia para a ilha pode ser feita saindo de Paranaguá (1 hora e 45), ou de Pontal do Sul (30 minutos), onde há vários estacionamentos em que os turistas podem guardar seus carros. Durante a alta temporada os barcos partem a cada meia hora, e fora de temporada de hora em hora.

Foto: Guia do Viajante



Como forma de evitar a degradação, a ilha possui algumas regras, entre elas a cota de 5 mil visitantes simultaneamente. O cadastro dos turistas é feito nos terminais de embarque, onde pagam a travessia, juntamente com uma taxa de visitação.



Foto: luizdanieldesouza


Não há veículos com motor na ilha, mesmo porque não há estradas, e sim trilhas. Sem veículos a motor, o transporte de mercadorias é feito pelos próprios turistas, ou pode ser feito por carreteiros locais, com preços a partir de R$15,00. A tração animal também não é permitida.




Além das belas praias, são também atrações locais o Farol, a Fortaleza e a Gruta das Encantadas.
Por ser uma Reserva Ecológica, o local atrai muitos visitantes em busca de rusticidade. Como não há postes de energia elétrica (a energia elétrica é levada através de cabos submarinos fixados no fundo do mar), muitos turistas se divertem ao caminharem à noite, sob a luz da lua, ou pela luz das lanternas.





A ilha possui posto médico, mas não possui farmácias ou caixas eletrônicos.
Leve repelente!


______________________________________
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Mel_(Paran%C3%A1)
http://guiadoviajante.com/639/ilha-do-mel-pr/
http://www.ilhadomel.com/localizacao.htm
http://www.ilhadomel.net/
http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=43676
http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/ilhadomel_index.jhtm

17.9.09

Bath (Somerset) - Inglaterra


Localizada a sudoeste de Londres, e com aproximadamente 80.000 habitantes, a cidade de Bath serviu de spa durante anos, tornando-se famosa quando a rainha Anne (em 1702) redescobriu suas propriedades medicinais, colocando-a como a principal cidade-spa da Inglaterra. A cidade deixou de ser um ponto de encontro de doentes e se tornou um local de luxo e elegância.


Foto: Bob Jagendorf


Muitos consideram que Bath foi construída em um dos melhores locais da Inglaterra, já que está localizada perto da boca de um vulcão extinto - o que explica as nascentes de águas quentes e com altos poderes medicinais.



Foto: Nigel´s Europe


Patrimônio da Humanidade, o local preserva características romanas (já que foram os romanas que construíram ali os primeiros banhos, dando nome à cidade) e georgianas (arquitetura típica do século XVIII, com construções em tons de areia).
Foto: wiltshirebloke


Um dos principais pontos turísticos do local, o Royal Crescent (foto abaixo) é uma construção composta de 30 casas de pedras idênticas, localizadas em frente ao Royal Vitoria Park, na rua que é considerada "a mais majestosa da Grã-Bretanha".


Foto: Martin6791

Por sempre ter sido uma cidade turística, Bath possui uma boa infraestrutura para turistas. Além dos atrativos turísticos tadicionais, a cidade possui parques, museus e galerias, teatro, cinema, entre outros.


Foto: randomduck

Apesar de receber milhões de visitantes por ano, a economia da cidade não gira basicamente em torno do turismo, mas principalmente dos setores de saúde e educação (lá se encontram duas Universidades).

Foto: Nigel´s Europe

Entre os meses de maio e junho acontece um importante Festival Internacional. São 17 dias apresentando atrações musicais que variam entre a música clássica, o jazz e o pop.

Em 2006, foi aberto o Thermae Bath Spa, oferecendo aos turistas a oportunidade de se banharem em águas naturalmente aquecidas e naturais, e, desde então, Bath tenta retomar sua posição de única cidade da Grã-Bretanha a oferecer o banho em termas naturais.


Seja para apreciar o festival de música ou outros festivais, ou para se sentir no século XVIII, a cidade vale a visita por permitir uma viagem no tempo, mas com a infraestrutura atual. :)



__________________________________
Fonte: Livro 1.000 lugares para conhecer antes de morrer - Patricia Schultz (p. 20)
http://raquelcaceres.blog.co.uk/2008/11/14/banhos-romanos-na-inglaterra-5037726/
http://en.wikipedia.org/wiki/Bath,_Somerset
http://wikitravel.org/en/Bath_(England)

12.9.09

Trindade - RJ

Foto: Wendel Degaspari


Consideradas por muitos como paraíso natural, a vila de Trindade é um pequeno distrito localizado a 30 quilômetros de Paraty. O local chama a atenção não só pela beleza de suas praias, mas por possuir grandes áreas naturais e algumas cachoeiras (parte da vila pertence ao Parque Nacional da Serra da Bocaina).


Foto: cassifalcao (Cachadaço)

Além das cachoeiras, Trindade conta com várias opções de praias, como praias desertas, praias de ondas fortes - possibilitando a prática do surf, praias com águas límpidas - ideais para o mergulho com snorkel, piscinas naturais, e até uma praia de nudismo.

Se der sorte, pode ser que veja golfinhos!!!

Em algumas praias é possível chegar de carro, mas outras, apenas por trilhas ou barcos.


Foto: zelobio


Apesar da economia basear-se no turismo, boa parte dos pescadores ainda sobrevive da pesca, o que, de certo modo, ajuda a manter a identidade do local. Uma boa dica para quem se interessa em, além de visitar a vila, conhecer os costumes da comunidade local, é visitá-la em baixa temporada, já que no verão e durante os feriados, Trindade se enche de turistas.



As acomodações e restaurantes locais não possuem muito luxo, o que não quer dizer que sejam ruins, porém, para as pessoas que não abrem mão das comodidades, é melhor se hospedar em Paraty.

O local possui muitos mosquitos, portanto, leve repelente.



É importante lembrar que Trindade é um local "rústico" e não possui muita infraestrutura, portanto não vá contando com bancos, hospitais, etc.


_____________________________
Fonte: http://www.paratytrindade.com.br/trindade/portugues/intro.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_de_Trindade
http://www.paraty.tur.br/trindade/index.php

7.9.09

Amalfi - Itália

Foto: One´s man perspective


Com menos de 6.000 habitantes, Amalfi é um pequeno município italiano, a sudeste de Nápoles. As escadarias, os becos e a bela paisagem são marcas registradas que fazem da cidade o principal atrativo da Costa Amalfitana.



Foto: foxypar4



Muitas ruas levam à pequenas praças que são utilizadas para a venda de mercadorias, e a arquitetura da maior parte das casas é de origem moura.



Foto: theritters



O centro urbano da cidade ainda guarda muitos vestígios da época medieval, sendo por isso considerado um museu vivo, já que conserva grande parte da arquitetura e planejamento originais.



Foto: sigkyrre




Muito ativa no comércio marítimo em séculos passados e antiga aldeia de marinheiros, há quem diga que ali foi inventada a bússola.





Foto: Allerina & Glen MacLarty




Além de igrejas e do mosteiro de São Benedetto, a cidade possui também o Museu do Papel, o Museu da Agricultura, com máquinas utilizadas nos últimos quatro séculos, o Museu Cívico e ruínas de moinhos. É uma terra de tradições antigas e muitos eventos culturais.




Foto: sigkyrre



As antigas fortificações que serviam para proteger a cidade de ataques piratas, agora se transformaram em hotéis, restaurantes, e até mesmo residências. Amalfi é uma mistura do velho é do novo, já que manteve muitas características milenares, mas se modernizou para atrair turistas.








Por ser uma região de grande beleza, com pequenas aldeias que se equilibram por cima de rochedos, com um mar azul-turquesa e um clima ameno, em 1997, a Costa Amalfina foi declarada Patrimônio da Humanidade.






_____________________________________
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amalfi
http://www.amalfiscoast.com/inglese/town/amalfi.htm

http://www.amalficoast-traveller.com/en/s/amalfi-2
http://www.smithsonianmag.com/travel/snap_amalfi.html
http://www.comune.amalfi.sa.it/default.asp

1.9.09

São Thomé das Letras - MG

Foto: Rodolfo Magalhaes


Conhecida Também como Cidade das Pedras, São Thomé das Letras é uma cidade com pouco menos de 7.000 habitantes, localizada no sul de Minas Gerais. Por estar a 1.444 metros de altitude, de lá de cima é possível observar toda a beleza da região, já que São Thomé é a quarta mais alta cidade do Brasil.



Foto: Raoni Paes Peres


O município foi construído em cima de um depósito mineral de quartizito, e esse tipo de pedra pode ser observada tanto em calçamentos, como na construção de casas e na fabricação de artesanatos locais. As construções das casas são feitas empilhando cuidadosamente pedras extraídas no local, sem a utilização de argamassa.



Foto: Wagner Swerts Tambur (Igreja do Rosário)


Nos arredores da cidade, são muitas as opções de passeios, seja para a visitação de grutas, ou para desfrutar as diversas cachoeiras existentes por lá.



Foto: Blog das Aventuras do Didi e da Gi (Vale das Borboletas)



Além de muitas cachoeiras, grutas, trilhas, muito verde e uma paisagem de tirar o fôlego, São Thomé é considerado também um local de muita energia, atraindo turistas interessados em misticismo e também aqueles em busca de ovnis. Muitos acreditam que é a capital brasileira do misticismo, e que nos arredores da cidade há uma gruta (Gruta do Carimbado) que tem passagem direta para Machu Picchu.


Foto: Blog das Aventuras do Didi e da Gi



Um dos principais atrativos de São Thomé é a Pirâmide, construção que permite uma visão de 360 graus de toda a região. Não se sabe ao certo por que foi construída e nem quem construiu, mas não tem como ir à São Thomé das Letras e não desfrutar de um pôr-do-sol ou um amanhecer por ali.



Foto: jokergiannotti (Casa da Pirâmide)


Outro símbolo de São Thomé é o cantor Ventania, torça para ele estar por lá e curta seu show.

É importante se informar antes sobre as distâncias dos atrativos turísticos, e, dependendo da distância, é preciso levar um lanche e água.


______________________________________
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Thom%C3%A9_das_Letras
http://www.saothomedasletras.net/sobre/acidadestl.asp
http://www.visitesaothome.com.br/index.php