25.11.10

Zugarramurdi - Espanha

Foto: dayangchi

Quando surgiu, Keep Secret Places tinha a intenção de mostrar lugares mínimos escondidos por aí, mas com o passar do tempo e à medida que fui tomando conhecimento de novos lugares interessantes, essa questão do número de habitantes foi deixada um pouco de lado, e o que passou a valer foram somente as características dos lugares; lugares charmosos e pequenos.

A partir disso, desisti de achar lugares com poucos habitantes, e eis que surge Zugarramurdi.




Foto: espada977

Pequeno município pertencente à província de Navarra, no norte da Espanha (fronteira com a França), Zugarramurdi tem apenas 5,65 quilômetros quadrados, e uma população de menos de 300 habitantes.



Talvez por ser um local tão pequeno, não há muitas informações a seu respeito, até o nome do município gera dúvidas quanto ao seu significado, acredita-se que venha da língua basca.


Foto: fredz62

No século XVII, a Caverna de Zugarramurdi recebia muitas reuniões e nelas homens e mulheres dançavam ao redor de fogueiras e cultuavam a lua, o que gerou especulações de que o lugar era habitado por bruxas. Devido a isso, a Inquisição da Igreja Católica mandou para o local Don Juan Valle Alvarado, encarregado de investigar se havia bruxas no local. Depois de vários meses e de desconfiar de quase 300 pessoas, ele decidiu que 40 eram culpadas e estas foram enviadas a julgamento, sendo 6 delas queimadas na fogueira (fonte: suite101.com)


Foto: Adrian 1205 - Museu das Bruxas

A Caverna de Zugarramurdi, também conhecida como Caverna das Bruxas são na verdade imensas cavernas escavadas em diferentes níveis, sendo que a principal delas é um imenso túnel com 100 metros de comprimento, por 20 de largura e 30 de altura. Em seu interior não há estalactites ou estalagmites.

Foto: roco3d


Hoje em dia o local explora essa atmosfera mística para atrair turistas. Perto da caverna foi criado o Museu das Bruxas, que serve tanto para mostrar como era a vida dos moradores locais naquela época, como para homenagear aqueles que foram perseguidos pela Inquisição. e dentro da caverna é realizado um Festival durante o Verão.

Para alguns pode parecer estranho o fato de Zugarramurdi fazer parte deste blog, mas para quem não acredita em bruxaria, o lugar é sim, bem charmosinho.

Foto: Bart & Co




Foto: Dorron




PS: Para quem se interessar em passear por lá, o local fica a 16 quilômetros de Sait-Jean-de-Luz, já retratada aqui no blog.
________________________________________________________
Fonte:

3.10.10

Cinque Terre - Itália


Localizada em um acidentado trecho de terra na Riviera Ligure, Vernazza, Monterosso, Riomagiore e os distritos de Corniglia e Manarola formam a região conhecida como Cinque Terre (ou Cinco Terras), a noroeste da Itália.



Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1997, Cinque Terre ganhou, 2 anos depois, a criação do Parque Nacional de Cinque Terrre, com o objetivo de preservar os terraços e muros criados por seus primeiros colonos para cultivar a terra.


 
                                       Foto: Kerouac88                                                Foto: kay_dubs

Não é possível transitar de carro, mas há uma linha férrea que leva às 5 vilas. Por seu relevo peculiar, a melhor maneira de desbravar esse charmoso lugar é a pé.
É importante lembrar deste detalhe na hora de decidir onde ficará hospedado e na hora de fazer as malas, uma vez que você terá que carregar as malas pela cidade   :-)


Foto: erriche

Por falar em hospedagem, vale ressaltar que os preços dos hotéis locais podem ser bem salgados dependendo da época do ano, mas para quem não se importa com luxo, é possível se hospedar no Albergue local, ou em diversos Bed & Breakfast presentes nas vilas.


 
                      Foto: Christopher Schoenbohm                                     Foto: Daniel Peckham
  
Cinque Terre também se destaca na gastronomia, já que a região é famosa pelo delicioso molho pesto - resultado da mistura de manjericão, alho e sal, azeite de oliva e castanhas de caju.


Foto: Boccalupo

Já no que diz respeito ao vinho, essas vilas não negam as raízes italianas, e as uvas cultivadas no local são utilizadas na fabricação do raro e famoso vinho Sciachetrá (tinto e doce). A região também é produtora do vinho Cinque Terre (branco).


 
                                      Foto: miss_annukka                         Foto: Uniglobe Carefree Travel's blog

Com um pouquinho de planejamento é possível visitar as 5 vilas em apenas um dia, já o trem tem vários horários e é bem rápido. Mas se deseja uma interação maior com o local, vale à pena reservar pelo menos dois dias.

PS: queria colocar dezenas de fotos, mas o post ficaria muito longo...

_______________________________________
Fonte:
Folha.com

19.6.10

Saint-Jean-de-Luz (País Basco) - França


Localizada bem pertinho da Espanha, Saint Jean de Luz é uma cidade basca muito alegre e cosmopolita. Com menos de 15 mil habitantes, e características medievais, o local - que é hoje um balneário turístico, se passaria facilmente por uma vila do século XVIII ou XIX - com edifícios antigos, porto de pesca e ruas estreitas, não fosse a grande quantidade de turistas de todos os cantos do mundo.



Apelidada de "Cidade dos Corsários", Sain Jean de Luz possui uma característica interessante: sobre as portas ou janelas das antigas residências, inscrições indicam o nome do proprietário, o ano de construção e algumas vezes o nome do construtor, personalizando assim as casas.




A maior parte das praias locais são calmas e seguras, pois foram construídos diques para conter a força das águas, já que no século XVIII parte da cidade foi levada pelas águas.


Foto: Patxi64

Foi nessa vila medieval que Luís XIV ( o Rei Sol) e a infanta espanhola Maria Teresa se casaram, em 1660. O casamento foi uma das cláusulas do Tratado dos Pirenéus - restaurando a paz entre a França e a Espanha. Até hoje a igreja conserva o cenário em que se casaram, e a porta por onde eles passaram foi fechada após a cerimônia, garantindo assim que ninguém mais passasse pelo mesmo caminho.


Foto: sybarite48

Curiosidade: Em 1609 a cidade ganhou notoriedade quando 600 mulheres locais foram acusadas de feitiçaria, e condenadas a serem queimadas como hereges, mas felizmente, elas foram salvas quando os seus maridos regressaram de uma viagem de pesca na Terra Nova.


Foto: caccamo

Dica: nos meses de alta temporada, estacionar no centro é uma tarefa difícil. Por isso, no verão há um serviço de ônibus gratuito levando ao centro da cidade. Mas para aqueles que, ainda assim, resolverem ir de carro, há um estacionamento grátis atrás da delegacia e outro atrás da estação ferroviária.




____________________________________________
Fonte:
Revista Voe Trip - Ano 2, Edição 21
Lidianne
Site Oficial

23.5.10

Santa Lucia - Caribe

Foto: michaelj1

Santa Lucia, ou "Saint Lútia" - como na pronúncia local, é uma pequena ilha pertencente às Antilhas, no Caribe. Seu território possui 158 quilômetros de costa, numa região vulcânica e montanhosa.

Foto: ideoplasto - Montanhas Piton

A ilha possui uma das paisagens símbolo do Caribe - as Montanhas Piton (Gros Piton e Petit Piton), que em 2004 foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela HUNESCO, e seu entorno se tornou uma Área de Gestão Ambiental.


Com águas cristalinas, o local é perfeito para esportes aquáticos, tanto sobre as águas, quanto no fundo do mar. Lá é possível alugar desde jet skis à barcos.


A ilha é conhecida mundialmente como um perfeito destino romântico, e isso se deve, em grante parte, pelas charmosas e românticas instalações de seus hotéis e resorts. É também ponto de parada obrigatória para cruzeiros que passam pelo Caribe.

Foto: henning - Baía Marigot

Apesar de a maior parte de seus habitantes (de um total de pouco mais de 160.000) ser descendente de africanos, o que se vê na região é uma mistura de heranças francesas e britânicas, já que a ilha foi colonizada por essas duas nações. O idioma oficial é o inglês, mas o francês também é falado.


Foto: Alan1954

Santa Lucia é um destino que é agradável durante todo o ano, porém, na alta temporada - entre os meses de dezembro e maio, o que não é agradável são os preços cobrados pelos hotéis e restaurantes. :o)

Foto:jimg944 - Resot Le Sport

Curiosidades:
- a taxa de embarque é de 54 dólares, do Caribe do Leste;
- taxi do aeroporto ao centro: 20 dólares do Caribe do Leste;
- ônibus: 3 dólares;
- brasileiros podem ficar até 6 semanas sem visto.

_________________________________________________
Fonte:

28.4.10

Waitsfield (Vermont) - Estados Unidos


Com pouco menos de 70 quilômetros quadrados, Waitsfield é uma pequena cidade localizada em Vermont, no nordeste dos Estados Unidos.

Foto: C Skinner

A cidade possui menos de 2.000 habitantes, o que demonstra que pouco cresceu desde a época de sua fundação, em 1782, quando o general Benjamin Wait (cujo nome da cidade é uma homenagem) - um dos principais responsáveis por tornar Vermont independente do estado de Nova York, recebeu a concessão para a criação da cidade.

Foto: veenaraju

O local possui uma rica herança histórica de uma cidade agrária, e essa herança até hoje influencia tanto a paisagem como o modo de vida de seus habitantes.


Foto: Mark1554

De uma pacata cidade agrícola, com economia baseada no campo e nas florestas, a cidade vem passando por uma transição e está se transformando em um local de recreação e de invejável qualidade de vida, logo, um ótimo destino turístico.


Com estação de esqui durante o inverno, e uma linda paisagem durante o resto do ano, é difícil saber qual é a melhor estação do ano para visitá-la, talvez o outono, já que Vermont é um dos mais bonitos lugares do mundo em se tratando de outono.

Em agosto a região recebe um grande Festival de Artes, com diversaos tipos de trabalhos, em diferentes categorias. São artes visuais, exibições, culinária, performances, literatura, workshops, entre outras.

 

A cidade oferece praticamente o que a maioria das cidades americanas com estação de esqui oferecem, como esportes de inverno ( ski, snowboarding, etc), e nas outras estações do ano podem ser praticados o ciclismo, canoagem, trekking, tenis, golf, ou mesmo uma caminhada.

Para aqueles que não apreciam a prática de esportes, dá pra se divertir aproveitando a paisagem sem nenhum esforço, basta subir as montanhas naquelas cadeirinhas que levam até o alto (esqueci o nome, heheh).


Dessa vez não resisti e coloquei várias fotos, porque é uma mais bonita do que a outra, e a cidade deve ser um daqueles lugares que dá vontade de visitar não uma, mas várias vezes.

________________________________________________________
Fonte:

20.2.10

Santa Teresa - ES



 
Foto: Bruno

Neste carnaval estávamos indo para a praia, e devido ao engarrafamento fizemos um caminho diferente, e então tive o prazer de ver Santa Teresa.



 

Uma das principais e mais visitadas cidades de colonização italiana no ES (talvelz por ter sido a primeira cidade brasileira fundada por italianos), Santa Teresa recebeu seus primeiros colonizadores nos anos de 1874/1875, e em 1891 foi criado oficialmente o município. Além dos italianos, o local recebeu também imigrantes da Suíça, Alemanha e Polônia, que chegaram ao local poucos anos depois, e se instalaram nas redondezas.

 
Jardim Municipal


Por ser a terra onde nasceu o cientista Augusto Ruschi - pioneiro nas pesquisas com beija-flores, e também pela abundância desse tipo de ave, a cidade possui o apelido de Beija-Flor do Espírito Santo ( ou Doce Terra dos Colibris).

 
Escola Santa Catarina

A cidade está localizada a 78 quilômetros de Vitória, bem no meio do estado do Espírito Santo, a 655 metros de altitude. O clima é bem agradável, com a média anual de 18 graus.

 
Vale do Canaã
Foto: Salvalaio 

Além dos fatores culturais, Santa Teresa é muito procurada também por sua natureza, já que é o município com maior percentual de cobertura de Mata Atlântica do Brasil, com 36%.

A foto acima mostra o Vale do Canaã, inspiração para o escritor Graça Aranha escrever o livro Canaã (de 1902), que fala sobre a convivência entre pessoas de culturas diferentes e os desafios provocados pela colonização.


 
Casa Lambert

Recentemente comprada pela prefeitura para ser transformada em museu, a Casa Lambert é a mais antiga e mais famosa casa da região, já que foi construída em 1875, pelos irmãos Antônio e Virgínio Lambert.

 


São três grandes festas que acontecem na cidade, a Festa do Imigrante, o Festival do Vinho, e o Festival das Orquídeas.

A Festa do Imigrante é a maior delas, acontece na segunda quinzena de junho, e celebra a distribuição dos lotes para os  30 primeiros imigrantes. A comemoração conta com muita música, roupas típicas, danças folclóricas, e a "Carretela del Vin", que imagino que seja uma carreata com distribuição de vinho.

Carretela del Vin


Por seu clima de montanha e casinhas em estilo europeu, o que torna a cidade um local bem romântico,  Santa Teresa recebe muitos turistas durante todo o ano, principalmente pelo fato de se encontrar tão próxima da quente e movimentada capital do estado.

Por enquanto só conheço da janela do carro, mas espero me hospedar por lá algum dia.

___________________________________________
Fonte:

9.1.10

Conceição do Mato Dentro - MG




 


Localizado a aproximadamente 166 km de Belo Horizonte, o município de Conceição do Mato Dentro se encontra a  leste da Serra do Espinhaço, e é por muitos, considerado a capital mineira do Ecoturismo.


 


Com sua sede localizada a 740 metros de altitude, e um relevo bastante acidentado,  a região foi contemplada com uma considerável beleza natural, além de uma grande quantidade de cachoeiras, não é a tôa que faz parte dos circuitos da Estrada Real e da Serra do Cipó.


 Foto: Tom Alves


O principal atrativo da cidade é a Cachoeira do Tabuleiro, já que, além de ser a maior de Minas Gerais, e segunda maior do Brasil, com 273 metros de queda livre, foi considerada pelo Guia 4 Rodas de 2005, como a mais bonita do Brasil.







Cachoeira do Tabuleiro



Para proteger o local foi criado o Parque Natural Municipal Ribeirão do Campo. A capacidade de carga foi fixada em 150 visitantes por dia, e para visitar a cachoeira há uma taxa de R$ 5,00 por turista, valor este que cobre o seguro contra acidentes leves e fatais.



A cidade possui muitos eventos de manifestões culturais, dentre eles destacam-se a Festa do Rosário e o Jubileu do Bom Jesus do Matosinhos. A Festa do Rosário é uma tradição mantida desde os tempos dos escravos e acontece no primeiro dia do ano. Nela são realizados cortejos e desfiles de reis e rainhas.

O Jubileu é a maior festa da cidade, acontece entre os dias 13 e 24 de junho. Nessa data a cidade é tomada por milhares de romeiros de todos os cantos. É uma festa com muita tradição, já que são mais de 200 anos sendo celebrada.

Foto: Bikesul

A cidade possui boa infraestrutura, como bancos, delegacia, hospital, além de hotéis e restaurantes.
______________________________________________