16.9.11

Vale Vêneto - RS

Foto: Salete

Localizado no município de São João do Polêsine, Vale Vêneto é um pequeno e charmoso distrito com menos de 500 habitantes (censo 2010), localizado numa região conhecida como Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana.


O nome do local é uma homenagem aos colonizadores, em sua grande maioria imigrantes da região do Vêneto, na Itália, que chegaram ao Brasil no ano de 1878.



Primeiro ponto turístico local, a Igreja Matriz de Corpus Christi começou a ser construída logo no início da colonização (em 1886) e demorou 21 anos para ser concluída.


Foto: Andreas D


Ponto de parada obrigatória é o Museu do Imigrante Italiano Padre João Iop, fundado em 1975 e considerado o maior acervo histórico e cultural italiano do Rio Grande do Sul. O museu conta com um acervo com mais de 4 mil peças, entre objetos de lavoura, móveis de época e roupas, além de contar com um Centro de Pesquisas Genealógicas, com os nomes dos primeiros imigrantes.



São também pontos turísticos o Ginásio Nossa Senhora de Lourdes, o Calvário (construído em 1903), a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e os prédios da primeira escola de internato do interior do Rio Grande do Sul, fundado em 1892, sob responsabilidade da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Os prédios funcionam hoje como hotel.


Foto: Andreas D


No mês de julho acontece a Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, que é realizada junto com o Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com muitas apresentações artísticas, oficinas, desfiles, e MUITA comida e música.

Foto: Salete

Durante o inverno Vale Vêneto se transforma, seja pela temperatura agradável (entre 5 e 10 graus - o que pode ser considerado muito bom para o inverno no Rio Grande do Sul), seja pela culinária italiana (quem não gosta de um programa gastronômico? - ainda mais no inverno), pela religiosidade local, ou pelos programas culturais. O fato é que durante a Semana Italiana o distrito de apenas quatrocentos e poucos habitantes chega a receber aproximadamente dois mil turistas.


Foto: Otto Herok

Como se todos esses atrativos citados não fossem suficientes, a região se encontra em uma área de grandes belezas naturais, o que possibilita caminhadas por trilhas, banhos de cachoeiras e qualquer outro tipo de atividade ao ar livre, bem no meio da natureza. Programa perfeito: passar o dia desfrutando das belezas naturais brasileiras e recuperar as energias com uma deliciosa massa, como se estivesse em uma cidadezinha italiana.

Foto: Salete
Foto: tdarisbo




_______________________________________________
Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário