22.8.09

Caraíva - BA

Foto: Pousada Lagoa Caraíva



Com aproximadamente 1.500 habitantes, Caraíva é um pequeno vilarejo escondido no litoral da Bahia. Por estar localizado em um local onde o rio e o mar se encontram, o lugar é como se fosse uma ilha, já que não é possível a entrada de carros. Para chegar ao vilarejo, é preciso estacionar o carro e atravessar o rio em canoas conduzidas por habitantes locais.

Com ares de paraíso pouco modificado, Caraíva não possui calçamento e até pouco tempo atrás também não possuía energia elétrica. As ruas são de areia, e a energia necessária era obtida através de geradores, que eram desligados às 10 da noite. Hoje o local já possui rede de energia elétrica, intalada subterraneamente.


Foto: WestLondonDITC


Com quilômetros de praias intocadas, é possível fazer longas caminhadas sem ter que se desviar dos banhistas, ou ser incomodado por vendedores ambulantes. É preciso, porém, levar consigo água e lanche, já que não há muitos quiosques pela orla.

Distante 6 quilômetros do povoado, há uma aldeia de índios pataxós (Aldeia de Barra Velha), e, para visitá-la é só pedir autorização ao cacique.

Foto: Kittysis



Se for à aldeia, leve dinheiro, já que há muitos produtos artesanais por lá. E os índios vão oferecê-los O TEMPO TODO que você estiver lá.

Mas se não quiser percorrer todo esse caminho, há sempre alguns índios caminhando pelas principais praias e oferecendo seus produtos.

Foto: Guiz1

Passear por Caraíva é esquecer que o resto do mundo existe, exceto pelos preços, que são muito salgados devido aos custos de transporte. Não dá pra esquecer também do carro do outro lado do rio, já que o estacionamento é pago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário